quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Belas Shopping

Olá, olá!!
Depois de uma rigorosa investigação, parece-me que a última esperança de ficar ligado ao mundo é o "Belas Shopping". É lá que vou obter um serviço de ligação á internet via modem e um cartão telefónico.Segundo apurei o único centro comercial da cidade, deve ser grandinho. Comigo vão o Juca e o Ângelo (utilizo nomes fictícios para salvaguardar a privacidade dos meus companheiros), que embora já tenham lá ido nunca o fizeram a conduzir. O Bruno ajudou-nos com um "croqui" de duas páginas (!) mas diga-se de passagem muito bem elaborado.
O Ângelo a conduzir e lá fomos, atravessar a cidade pois o tal do centro comercial fica na outra extremidade a sul de Luanda. Quase 3 h de caminho (para fazer cerca de 50 kms), até que não demorámos muito tempo segundo quem sabe (!), como até nos perdemos uma vez o balanço é positivo.
Chegados ao famoso Belas Shopping, confesso que fiquei um pouco desiludido, com a dimensão e o que este oferece. Considerando a dimensão da cidade, o número de população e a ebulição do consumismo local é pouco, muito pouco. A anos luz do que o comum dos portugueses entende por centro comercial, mas é o que temos e como é o que temos já é muito bom. Cheira-me que não vão demorar muito a emergir os "colombos", é apenas questão de tempo porque dinheiro...
Adiante...não posso deixar de dizer que o parque automóvel do Belas Shopping (PAGO) é um regalo: Hummer´s, Land Cruiser V8, Toyota Thundra, etc. Prado's (Land Cruiser em PT) e Range Rover's então é "mato"!
O dia está agradável, não muito quente como se pede para estar numa esplanada a tomar um café ou a beber uma gasosa, algumas esplanadas e nem um lugar vago, para não falar nos largos minutos para entrar no parque e mais largos ainda para estacionar o bólide. Começo a acostumar-me, fila para isto fila para aquilo mas o melhor está para vir... na entrada o Juca descobre logo onde vai cortar o cabelo e entra na fila (!), eu tb vislumbro uma loja da Unitel e adivinhem...tem cartões!!! Fila comigo, meia hora depois já tenho nrº de telefone.Não falta tudo! O Juca ainda aguarda para que lhe cortem o cabelo e o Ângelo foi dar uma volta, vou procurar um multibanco para levantar uns Kuanzas, tenho pouco dinheiro para pagar a net e já me disseram que tenho de avançar logo com 3 meses (!) e pagar com MB é quase uma miragem.
Multibanco, multibanco, onde estás? O Shopping só tem dois bancos, um deles tem as máquinas fora de serviço, vamos ao outro, que sorte, tem dinheiro e só tem uma pessoa lá dentro. Entrei todo lampeiro, introduzi o cartão quando o guarda começa a bater no vidro com alguma violência apontando para trás, se tivesse um buraco já sabem....conclusão furei a fila e que fila, á porta do banco (mas não mesmo á porta, a cerca de 3 m) formava-se uma fila de umas 20 pessoas para levantarem dinheiro, tudo coordenado por um guarda. Não me olharam com cara de muitos amigos, baixei a cabeça, pedi desculpa e lá fui para trás da fila! Que buraco! Epá sou novo cá! Acontece!
Estava quase a chegar a minha vez quando apareceu o Juca já com o cabelo cortado, mas o melhor estava para vir, toda a gente a levantar dinheiro mas com cartões de cá, de Angola, eu bem tentei os vários cartões que tinha na carteira mas sem sucesso, explicou-me depois um senhor simpático que o servidor de pagamentos aqui em Angola é a Multicaixa e que não poucas vezes o visa ou o mastercard não obtêm comunicação.Tá explicado, sempre a aprender.
-"Vamos lá á Movitel se for preciso eu empresto-te dinheiro."-disse o Juca
E lá fomos os três porque entretanto encontrámos o Ângelo.
Parece que é desta que me vou conectar, mas calma, há mais incidências! A Movitel aceita pagamento com cartão, boa, assim não fico descapitalizado! Mas qual quê, aceita cartão mas multicaixa, visa ou mastercard está escuro!!!Posso pagar em dòlares? Parece que sim, acabou por ser o Ângelo a emprestar-me 50 dólares, fiquei liso, o modem com ligação de internet a 156k sim leram bem 156k (já dizia o meu amigo tre que a net aqui é á velocidade da luz...da vela), com ligação por 3 meses custou a módica quantia de 430 dólares UI! Volta netcabo estás perdoada!!!!!!!!
O dia não chega ao fim sem darmos um salto na ilha, fizemos um lanchinho no Bob's, o mais próximo que Luanda tem de um McDonald's com direito a Bob's Drive e tudo!

Mais um dia chegou ao fim, hoje tenho com que me entreter e finalmente posso chatear a malta.

Agora ninguém me agarra...bjinhos

2 comentários:

Cristina Serrano. disse...

Maravilhoso!!!!

Quando nos conhecemos; um dos meus encantos por ti, foi saber o quanto gostavas de literatura e como absorvias os tais assuntos. Mas daí, saires assim um "expert", na arte de escrever, surpresa!!!!
Enquanto ficas por ai, a juntar umas "kuanzas", vou providênciar algumas editoras por cá interessadas em novos talentos...

Te amo.

Cristina Serrano.

tresgate disse...

Pode ser impressão minha, mas acho que o que vais ganhar ai, não vai dar para as despesas!