quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"Angolano é sangue bom..."

"Angolano é sangue bom..." expressão que ouvi já algumas vezes, na forma falada e até traulitada aqui e ali com diferentes ritmos. Ao que consegui apurar, apesar de ainda não ter escutado, a frase é retirada de uma música angolana cujo género se define entre kizomba e samba. Com uma apetência fantástica para adoptar expressões e gírias parece que esta ficou no ouvido e já faz parte do vocabulário no dia a dia. Angolano gosta de ser angolano, apesar da multiplicidade das origens do povo na longínqua era em que as fronteiras (como hoje as conhecemos) não existiam e as tribos ditavam leis.Os Angolanos são maioritariamente das tribos Bakongo e Ovimbundo.
Resumindo, acho mesmo que angolano é sangue bom e tem de se orgulhar de ser angolano, continuem assim...

Já tinha feito referência ao facto de em Angola se levar o fim-de-semana muito a sério e é totalmente justificado porém deixei escapar uma nuance que não quero deixar de referir. É tão importante o fim de semana que 2ª e 3ª feira acompanhando o normal cumprimento de bom dia ou boa tarde há sempre a inevitável e cortez pergunta-"E o fim-de-semana?"-questionando como passámos o dito.De 4ª a 6ª feira a pergunta não muda, nem o tom porém a mesma questão já é relacionada com o fim-de semana que aí vem, e esta hein?!!!!!

Quero lamentar a ausência prolongada de "posts", fui até questionado por várias pessoas durante estes dias, Mas o ritmo de trabalho intensificou-se nas últimas semanas e o pouco tempo que me resta tem sido dedicado ao descanso, á leitura de um livro e dos mails que me mandam os amigos, a quem muito agradeço não só os mails como também as visitas ao blog apesar dos comentários serem escassos. Não tenham vergonha!!!!!
Sei da promessa de ilustrar os posts com fotos porém a minha máquina ainda não chegou, está para breve espero.

Não há muito a contar relativamente aos últimos dias, tenho procurado conhecer a cidade, os locais de lazer, bares, discos, restaurantes. Faço referência apenas á "Portugália" que passe a publicidade é dos restaurantes mais emblemáticos em Luanda dada a popularidade em Portugal. Antes tinha ouvido cobras e lagartos, que não confirmei. Dava uma nota 6 numa escala de 0 a 10, nem melhor nem pior do que qualquer Restaurante desta cadeia em Portugal! Não!Não comi bife, comi arroz de lagosta e estava razoável. Voltei ao Chill Out, conheci o Eden, em suma bons lugares para relaxar um pouco, escutar uma música no final de uma semana de trabalho.

Próximo Domingo dia 26 é o dia do meu aniversário. Já alguns amigos e conhecidos me disseram que a partir de determinada altura deixaram de festejar os aniversários, quanto a mim confesso, nunca o fiz, nunca festejei o meu aniversário com especial ênfase, no entanto ao contrário destas pessoas cuja opinião refiro julgo que vou com o passar dos anos festejar a data com maior alegria. Talvez seja uma perspectiva que tenho dessa mesma vida, quantos mais anos vivemos mais razões temos para festejar, tornamos-nos mais ricos, com mais vivências, mais histórias para contar.
Este aniversário em particular será distinto de todos os anteriores isso é certo, primeiramente porque será o primeiro que passo em África depois pelo facto de estar longe dos que mais gosto. Apesar de já ser 5ª feira contrariando o que é normal aqui em Angola ainda não tenho planos para o fim de semana, algumas ideias mas não passaram disso. Uma das hipóteses é conhecer o Mussulo do qual já ouvi as maiores maravilhas, mas há outras hipóteses, vou só levantar a ponta do véu, depois prometo contar tudo.

Próximo fim de semana será prolongado, visto que os feriados aqui em Angola quando são no fim de semana passam para a 2ª Feira (ideia genial), ainda falam dos feriados em Portugal, aqui também há "pontes" e não são poucas.

Quero acabar por agradecer a visita de todos a este espaço, vou fazer os possíveis por corresponder com novidades mais frequentemente.

Um abraço do tamanho do mundo...

2 comentários:

Anónimo disse...

É um prazer ler o teu blog. Estou cheio de curiosidade em saber como é a vida em Luanda e tu escreves muito bem. Continua a mandar noticias

Henrique disse...

Que boa surpresa!!!
Obrigado pelo comentário, vou concerteza continuar a dar notícias.
Está a ser uma experiência interessante.Para além da experiência profissional é uma enorme uma experiência de vida.
Continue a "aparecer" por cá!
Abraço