sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Futebol

Delicia-me assistir uma disputada partida de ténis. Vólei, hóquei em patins e as várias disciplinas do atletismo, tal como os desportos motorizados merecem a minha atenção, aprecio todos os desportos em geral, mas perdoem-me a falta de originalidade...eu gosto mesmo é de futebol, do jogo na sua essência e de tudo (quase tudo) o que o rodeia.

O post de hoje era suposto abordar outro tema, até porque ainda estou atrasado nos posts versus acontecimentos, contudo após a jornada europeia de ontem e a vitória incontestável do "meu" Benfica não consigo resistir a usar da palavra exultar e manifestar a minha satisfação. Primeiro porque o adversário era de bom nível, segundo porque a exibição foi convincente e terceiro porque foi após uma outra vitória igualmente concludente sobre o velho rival Sporting.

Não vou fazer análise ao jogo, quero apenas dizer que á distância sou muito mais do Benfica, se é que isso é possível e que acho que o meu xará (como se diz aqui em Angola á semelhança do Brasil), o sr. Enrique Sanchez Flores vulgo "Quique" é uma lufada de ar fresco, não só no Benfica mas também no futebol português. É bem parecido, o que chama a atenção do público feminino, tem carisma sem precisar de ser arrogante como Mourinho, já mostrou que sabe ser humilde e o mais incrível de tudo, parece perceber qualquer coisa de futebol. Se a todas estes ingredientes Quique conseguir juntar a"estrelinha" os benfiquistas este ano terão razões para sorrir. Para já ainda é cedo...

O angolano gosta de futebol, embora o desporto mais representativo do país seja o basket. Confesso que nunca acompanhei o campeonato local, uma ou outra notícia normalmente relacionadas com treinadores portugueses circulam na imprensa desportiva em Portugal. Mas na realidade o "Girabola" nunca me prendeu particularmente a atenção ao ponto de ter qualquer simpatia por um dos clubes. No entanto, agora que cá estou e como adepto do desporto rei tenho de torcer por alguém. Em Luanda á semelhança da população do país é onde estão sediados a maior parte dos clubes do Girabola, há os mais representativos como o Petro ou o 1º de Agosto, mas ainda o Inter ou o ASA só para citar alguns.
Tenho perguntado a quase todos os angolanos qual o seu clube do coração e se torcem para algum clube em Portugal. Petro e D'Agosto (como é carinhosamente chamado o 1º de Agosto) reúnem a maior parte das preferências, quanto aos portugueses a grande maioria encolhe os ombros, entre os que manifestam predilecção o Benfica como seria de prever é o mais representado no entanto o Porto dada a sua hegemonia nos últimos anos também reúne alguns adeptos(conhecido é como sendo o clube do coração do presidente Eduardo dos Santos).
Andei alguns dias para escolher entre Petro de Luanda e 1º de Agosto, tentei fazer uma associação do clube aos seus torcedores e na amostra que recolhi os do D'Agosto pareceram-me mais humildes, os do Petro mais sobranceiros, talvez pela liderança no campeonato. Mas a minha escolha está feita, em Angola vou torcer pelo D'Agosto!!!!!
O campeonato está a 4 jornadas do fim, na frente o Petro de Luanda com mais 6 pontos que o segundo classificado precisamente o 1º de Agosto. O título está quase entregue mas ainda jogam entre si...

A minha mãe uma sportinguista está hoje em dia de aniversário, portanto os meus parabéns mãe uma grande bjoka!

SLB,SLB,SLB, Glorioso SLB...

1 comentário:

Cristina Serrano. disse...

Ai, que maçada!!!!

Até aqui comentas de futebol!

Já que fazes tantas comparações entre Angola e Brasil; porque não citastes o teu time de eleição no Brasil: Grêmio futebol Clube.

Tricolor... Tricolor... Tricolor...