quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Barra do Dande II


Domingo...
Após um sábado de reflexão, de descanso, de futebol : ) um Domingo de praia. O dia acordou bonito, ensolalarado. Como numa boa manhã de Domingo fiquei um pouco mais na cama! A descompressão de um dia sem horários é uma dádiva para a sanidade de qualquer ser humano, eu não fujo á regra.
Não havia planos para o dia, mas não estava com vontade de ficar mais tempo na cama, muito menos passar o dia fechado, um dia bonito assim merece que o disfrutemos. Embalava eu os meus pensamentos neste breve raciocínio quando me batem á porta, era o Juca, vizinho de quarto no condomínio "Monte dos Cucos".
-"Vamos á praia?"-Juca lera-me os pensamentos, ou roubara-mos!
Praia, era o nosso destino, ponto assente. A dúvida é se vamos ao Sarico e voltamos para almoçar ou se fazemos uma viagem um pouco maior e passamos o dia. Breves segundos de indecisão desfeita por mim, vamos até á barra do Dande, garantido temos um almocinho 5 estrelas e o mergulho desta vez está prometido.
Partimos de imediato, o percurso dura cerca de uma hora, sem trânsito. A boa notícia é que desde a última vez, aumentou o percurso alcatroado, logo foi mais rápido. E os chineses também trabalham ao Domingo, as obras não param, este país evolui á velocidade do som e em breve chegará á velocidade da luz!!!!
Chegados á Barra do Dande notámos um pouco mais reboliço que da última vez, justifica-se visto que a praia hoje já está aberta, tudo operacional, entrámos no parque onde o arrumador nos ajudou a estacionar, sem nos intimidar ou pedir gasosa. Estavam cerca de 10 carros parados onde deixámos o nosso. Fizemos o percurso de cerca de 50 m até á areia estendemos as toalhas e...não resisti a mergulhar no imediato. Curiosamente o dia "fechou", o sol radiante escondeu-se atrás de umas nuvens teimosas, mas o calor fazia-se sentir, a temperatura convidava a um banho. O contacto com a água confirma o que supunha, quentinha, muito boa, talvez próxima da temperatura ambiente, uns 26 graus, ilação tirada pelo facto de a entrada na água pouco se sentir do ponto de vista térmico.
A água é agradável, contudo pela areia escura e pelo facto de estar na proximidade do rio torna-se um pouco barrenta, impossibilitando-nos de vislumbrar o fundo.
Como é maravilhoso este Oceano Atlântico, como é imenso, banhando 3 continentes. Dou comigo a sorrir dentro de água constatando um facto do qual acabo de me aperceber. É o terceiro continente em que me banho neste mesmo Atlântico, não que isso tenha uma importância imensa mas não deixa de ser uma curiosidade...eu gosto destas curiosidades!
Na areia havia gente mas não muita, longe das praias sobre lotadas ás quais me recuso acostumar, onde cada metro vale ouro e se nos distraímos deixamos o protector na toalha do vizinho.
Ao alcance do olhar talvez umas 20, 25 pessoas, maioritariamente casais, alguns até com crianças. As pessoas vão para ali porque se sentem seguras, existe segurança junto aos carros e nas duas extremidades daquela zona concessionada ao restaurante. Não que os seguranças sejam ostensivos, apercebi-me apenas da sua existência porque um grupo de jovens de uma igreja caminhava na areia e abordaram algumas pessoas a fim de distribuírem uma folha com excertos da Bíblia e estes os impediram e desincentivaram a continuar.
A fome começa a apertar, questionámos se comeríamos por ali, o restaurante tem serviço na praia, tem inclusivamente mesas e guarda-sóis no areal, ou se voltávamos á aldeia onde tínhamos comido tão bem da última vez. Optámos pela segunda hipótese. Chegados á aldeia, estacionámos, desta vez um miúdo teve sorte, o Juca deu-lhe uma "gasosa" de 100 kuanzas. As mesas estavam quase todas cheias, estava bastante concorrido. Hoje não havia lagosta, só linguado ou corvina, repetimos o linguado e a cerveja também (Cuca é uma cerveja agradável). Comemos, bebemos, pagámos (ainda menos que da última vez, 1300 kuanzas) e voltámos á praia, desta vez o parque tinha mais carros, há quem venha almoçar e passe a tarde.
Ainda passei pelas brasas,o dia ficou naquele panorama de calor mas céu encoberto, mais uns mergulhos, paragem no bar da praia para beber mais uma Cuca, agora de lata que ainda não tinha provado (melhor ainda). E vamos ao caminho.
Banhoca, jantar e xixi, cama que amanhã é dia de trabalho.

See you soon.

1 comentário:

Cristina Serrano. disse...

Oi, amor!!!!

E aí pode se fazer top less?....


"Curiosidade"....