quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Em "angolês" nos entendemos

Nas últimas noites tenho viajado na blogosfera.
Há blogs para todos os gostos em todas as línguas possíveis e imagináveis. A facilidade com que se passa de um para outro é inebriante, quando damos por nós já lemos sobre mil assuntos!
Não busco nada em concreto, muito menos pérolas da literatura, um blog não é um livro, um blog é tudo e não é nada, uma forma de expressão, acessível a tudo e todos.
Não penso que o blog se tenha banalizado, acho que se democratizou e como todas as democracias, tem aspectos positivos e negativos!
A minha viagem na blogosfera não tem fim concreto, no entanto confesso que busco Angola, descobri que a melhor forma de pesquisar Angola é na blogosfera. Muito mais eficaz que qualquer motor de busca, pois são muitas as pessoas expatriadas em Angola que se dedicam ou dedicaram tal como eu faço agora, a descrever aventuras e desventuras em solo angolano e a ilustrar essas mesmas aventuras com belas fotos de lugares e situações dignas de registo.
Quero na medida do que me for possível, conhecer este país, absorver esta cultura, quero já que estou aqui me "angolanizar".
Para me "angolanizar", nada como começar a falar "angolês"!
Sim "angolês" porque se julgam que a língua falada aqui é o português estão muito enganados. Descobri até que muitas das gírias angolanas já estão banalizadas no dia a dia em Portugal, influência natural da multi cultura patente nas escolas portuguesas. Palavras que não estando no dicionário de português crescemos a ouvir, como "cota", "bué", "matabicho" etc. Mas estas são as familiares, há muito mais...Camões deve de dar voltas na cova...
Na maior parte dos blogs de "pulas " que tive oportunidade de visitar há sempre um post dedicado a expressões e palavras utilizadas por cá. Tentei compilar um pouco de toda essa informação e aqui vai o meu dicionário de "Angolês":

Mambo- coisa, aqui tudo é mambo, principalmente se não se souber o nome Ex:esse mambo não funciona
Bala- bala é bom, é estar bem
Ex:esta festa está bala
Ainda- quer dizer não, ou melhor abrevia a expressão "ainda não"
Ex: Fizeste o telefonema que te pedi?-resposta-ainda
Bico-pontapé
Cubico-casa
Desconseguir-contrário de conseguir
Gasosa-duplo significado, pode significar qualquer tipo de refrigerante, mas a maior parte das vezes quer dizer gratificação em dinheiro
Kumbu-dinheiro
Ginga-bicicleta
Incomodado-doente
Kandongueiro-táxi em Luanda (Toyota Hiace com lotação ilimitada)
Maka ou Kijila-Problema
Malaike- está mal ou avariado pode querer dizer polícia
Mangwolé-nativo de Angola
Matabicho-pequeno almoço
Musseque-bairro de lata tipo favela
Salo-trabalho
Ex: vou salar (vou trabalhar)
Pula-como são chamados os brancos
Bumbo-como são chamados os negros
Ya-partícula que pode ser utilizada no fim de qualquer frase e tem a capacidade de a tornar facilmente compreensível para o nosso interlocutor (mesmo que não tenha entendido nada, acena sempre afirmativamente com a cabeça)
Paiado-Aflito
Mboa-mulher bonita
Gadaia-namorada
Mbunda-rabo
Bitola-cerveja
Dica a dama-cortejar
Tass-tá tudo bem
Pitar-comer
Chupar-beber
Bumbar-trabalhar
Cota-velho (mas com 25 anos já te chamam cota ou pai, se tiveres 40 chamam-te avô)
Tá fobado-está com fome

Há muito mais ,mas hoje fico por aqui, vou-me angolanizando e depois dou nova aula de "angolês"!

Um abraço apertado

2 comentários:

O senhor das vontades disse...

Cota, hoje já vim do salo, e o dia não me deixou particularmente bala com tantos makas que aconteceram.. Mas felizmente já estou no meu cubico e espero ter um fim-de-semana a beber umas bitolas. Infelizmente não te tenho por cá para amanhã me ires fazer companhia a andar de ginga, lá terei de ir sozinho. Bom, vou pitar que já estou fobado.
Grande abraço meu amigo.

Henrique disse...

meu amigo, tu estás lá!!!!