sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Praia de Sangano
















O último fim de semana cá em Angola foi "extra large"!





Tudo porque o feriado de 1 de Novembro (Sábado) foi transferido para a 2ª feira seguinte como sempre acontece quando a sorte dita o feriado ao fim de semana. E há quem fale dos feriados em Portugal!





A malta agradece e toca a planear um fim de semana um pouco diferente. Quero começar a conhecer este país logo, logo!





Não trabalhei no Sábado, mas como o Juca teve de trabalhar esperei por ele e pusemos "pé á estrada" depois do jantar. O Bruno e a Susana partiram logo pela manhã. O destino...praia de Sangano, já muito tinha ouvido falar da dita e chegou a hora de finalmente conhecer.





Desta feita fui eu o condutor de serviço! A minha carta de condução chegou finalmente de Portugal depois de 10 meses de espera por uma simples alteração de morada e a guia que tinha em meu poder só me autorizava a conduzir em território nacional(!) o trânsito em Luanda é o que se conhece, uma anarquia total, não existem regras de trânsito e vale quase tudo. Todo o cuidado é pouco e para ajudar á festa o veículo foi a Toyota Hilux novinha em folha, acabada de fazer 1000 kms!





Sangano fica a cerca de 100 kms a sul de Luanda, o que significa atravessar toda a cidade. Neste caso num Sábado á noite, em que o álcool já "rola livre", perdi a conta aos acidentes com que nos cruzámos, os engarrafamentos infernais como de costume . Saímos de casa cerca das 20h30 para percorrer os pouco mais de uma centena de quilómetros foram necessárias perto de 2h30min.





O nosso destino já fica fora da província de Luanda, concretamente na província do Bengo, após cruzarmos a ponte do rio Kuanza.





Que pena a viagem ter sido feita de noite, porque o percurso maioritariamente feito em paralelo com a orla costeira é lindíssimo.





Uma vez mais o Bruno fez-nos um mapa para chegar ao destino e safámos-nos sem problemas, apesar de algumas dúvidas, tudo á primeira!





Simplesmente não há indicações, Sangano não existe para todos os efeitos. Saídos da estrada alcatroada e rodando "picada" dentro em direcção ao mar sempre a descer, o local é ermo, basta dizer que não há sinal de rádio, muito menos de telemóvel! Afastávamos-nos do mundo!





Confesso que não sabia muito bem o que nos esperava. Sabia apenas que não ia ficar em hotel ou pousada pois foram-nos emprestadas umas tendas.





Chegados ao areal, havia uma pequena estrada pela qual seguimos, uma aldeia de pescadores, palhotas e mais palhotas, escuro como breu!





Alguns carros nas dunas, meia dúzia de tendas e lá á frente conseguimos identificar o Toyota Prado do Bruno que para ajudar é de cor preta. Estacionei ao lado.





Bruno e Susana já recostados nas suas cadeiras de campismo conversavam relaxadamente com 3 amigos que não conhecia, apresentei-me e comecei a montar a tenda, ali mesmo nas dunas, a uns 10/20 metros do mar.





Não me recordo da última vez que acampei, muito menos de quando montei a última tenda. Seguramente nos escuteiros há bem mais de 10 anos atrás e provavelmente uma canadiana, bem mais difícil de montar que o iglo que me emprestaram no entanto precisei de recorrer á ajuda do Bruno para a montagem (que vergonha, um escuteiro!).





Montadas as tendas trocámos uns dedos de conversa e deitámos pois era tarde e o dia seguinte começava cedo. Não foi uma noite fácil!!! Confesso que foi mesmo péssima! O som de fundo não era desagradável, as ondas estavam demasiado próximas é certo mas é sempre agradável ouvi-las, o meu terror foram mesmo os caranguejos que bateram na tenda durante toda a noite e não consegui evitar de acordar a toda a hora em sobressalto.





O dia em si foi muito agradável, o sol começou cedo a mostrar do que é capaz, confirmo o que se diz do sol africano, derrete, chega a ser doloroso e naturalmente perigoso para peles desprevenidas.





Logo pela manhã começo a chegar pessoal que saiu cedo de Luanda, o amigo do amigo, que trouxe o amigo até totalizarmos um grupo de 15 pessoas. Tínhamos pensado em fazer um churrasquinho para o almoço mas a carne não chegava para todos.




Solução marcar mesa num dos dois restaurantes que existem por , mesa só para as 14h, ok não tem "maka"!




Fomos bebendo umas "birras", comendo umas empadas, dando uns mergulhos até á hora em que decidimos esperar no restaurante e tomar umas caipirinhas!




As 14h acabaram por ser 16h mas não é de estranhar, estamos em Angola. O que também não é de estranhar é que aquela hora o único prato disponível era...adivinhem...lagosta! Começo a enjoar!!!!!




Muita lagosta, muita cerveja, muita espera e saímos da mesa com pouco mais tempo do que de dar um mergulho e ver o por do sol...e que por do sol?!Maravilhoso, lindo, como nunca vi nenhum!!!!




Uma vez mail lamento não ter comigo a máquina. Pedi que um dos presentes que enviasse umas fotos por e-mail, até adiei este post para poder mostrar aqui mas até agora nada! Estas fotos que mostro são realmente de Sangano mas tive de as copiar de um outro blog (reservo os direitos de autor).




Prometo que assim que receber as fotos as publico.
Os visitantes que não dormiram voltaram a Luanda após o por do sol. Nós que ficámos lá fizemos o churrasquinho e bebemos umas "birras" um pouco de "conversa fora" e caminha, aliás, tendinha!!!!
Esta noite passou-se muito melhor, nem sinal dos caranguejos. O cansaço e o relaxamento de umas cervejinhas terão ajudado!
Na 2ª feira o dia amanheceu lindo e eu acordei super bem disposto, que bem soube o primeiro mergulho! Hummmm
Pequeno-almoço, mais um mergulho por volta das 10h o pessoal começou a arrumar as tendas e a "levantar amarras", inclusive a Susana e o Bruno.
Eu e o Juca ficámos até ás 13h a curtir o sol e o mar, até porque na 2ª feira já a praia estava quase deserta.
No regresso viemos a contemplar a beleza do fantástico percurso até Luanda, a singularidade da ilha do Mussulo vista dali. Próximo destino será esse mesmo...Mussulo. Prometo que conto tudo!!!
Assim terminou mais um final de semana.
Abraço


















3 comentários:

Anónimo disse...

Ricky!!

Todo o teu blog, está muito fixe, mas que tal acrescentares musica?

Bjs

PL

Henrique disse...

Olá querida amiga!muito obrigado pela sugestão! Prometo que vou levar em conta!grande beijinho

Anónimo disse...

amigo espero que estejas bem, é só para mandar um grande Abraço. e boa sorte na tua aventura.

André Martins

Afmartins@caetanoauto.pt