segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Fugir á polícia


Gosto de dizer que sou um cidadão do mundo, esta afirmação no seu sentido mais lato poderá levar qualquer interlocutor a detectar alguma presunção. Falso, totalmente falso!

Gosto do mundo e gosto da palavra cidadão, gosto de cidadania, de a interpretar e prezá-la com rigor.

Sou um cidadão ponderado, educado, respeitador dos direitos e deveres na sociedade de que faço parte, gosto de ser cortês, cavalheiro até!

Mas...neste mundo, quero dizer em Angola ser um cidadão com estas características é ser um cidadão...morto, ou pelo menos em maus lençóis!!!!

No trânsito por exemplo, costumo dar passagem, não buzino, não excedo velocidades (só as vezes quando tenho muita pressa) paro nas passadeiras, cumprimento os polícias....pois mas aqui é bom esquecer totalmente este tipo de conduta, principalmente no trânsito. Não foi há muito tempo que comecei a conduzir em Luanda mas há tempo suficiente para perceber que tenho de me "africanizar"! Uma das preciosas dicas que me deram logo de primeira foi:-"em Angola não há prioridades, a prioridade não é á direita nem á esquerda, tem prioridade quem tem os c..... maiores"-de facto aqui tudo pode acontecer e acreditem, já buzino a torto e a direito entro á "kamikaze" nos cruzamentos, não dou passagem a ninguém, passadeiras? O que é isso? E desde ontem passei a aprender como lidar com a polícia em Angola.

Sim porque aqui é mesmo preciso saber lidar com a polícia!

Domingo, eu o Juca havíamos marcado uma ida até ao Mussulo, finalmente! No entanto as contas saíram furadas, ás 8h, horário de saída chovia a cântaros, logo pouco animador para quem ansiava um belo dia de praia. Ainda não foi desta que conheci o Mussulo! Mudança de planos, vamos até ao shopping de Belas. Assim foi, tomámos o "matabicho" (pequeno almoço) e partimos. Pouco trânsito (que é raro), rapidamente chegámos a Luanda.

A maior parte da ruas de Luanda têm 2 faixas de rodagem que por vezes se tornam 4,5,6, as que forem necessárias. Como procuro ter bons hábitos de condução costumo viajar na faixa mais á direita, errado, vou explicar porquê. Á entrada na marginal já em Luanda ia eu á direita, quando fui mandado parar por dois "simpáticos" polícias, eu como bom cidadão e como não tenho nada a temer faço pisca e preparo-me para encostar.-"tás doido?"-diz o Juca-"os gajos não têm mota, segue,segue!"-assim fiz.

Moral da história e conclusão: em Luanda nunca se conduz é direita, sempre na faixa da esquerda por forma aos polícias na berma não nos mandarem parar. Se mandarem só se pára se tiverem moto! Isto porque mesmo que esteja tudo bem com a documentação ou com a própria condução, dificilmente nos escapamos a sair sem ser aliviados de alguns kwanzas para a inevitável gasosa e se nos negarmos a isso então é que complica. Confesso que me faz muita confusão este tipo de "relacionamento" com a autoridade e instintivamente tenho tendência para me insurgir contra situações similares no entanto já várias pessoas me avisaram para não tentar contrariar aquilo que já está mais que instituído.Ok! Como acabei de chegar vou fazendo como me dizem.
Mas a verdade é esta, ontem fugi á polícia, mandaram-me parar e não parei!
Desculpe lá sr guarda, ou será agente? Tenho de perguntar!
Quanto á ida ao shopping é como um ingresso na civilização, demos uma volta na feira do livro (livros muito caros na ordem do €40, €50), fomos ao supermercado e aproveitámos para uma ida ao cinema, escolhemos um filme português, pelo menos de um realizador português, mas qual não é a nossa surpresa quando vemos o Nicolau Breyner ou a Soraia Chaves a representar em inglês!!!Quase surreal, coisas do Leonel Vieira bem aos estilo de Quentin Tarantino, falo do filme "A Arte de roubar". Não é um grande filme mas passa-se um bom bocado.
No regresso a casa, não bastava o facto de estarmos com um furo lento, á passagem no bairro do Roque Santeiro (enorme e popular musseque), a Hilux foi atingida lateralmente por uma pedra, felizmente sem prejuízos de maior. Brincadeiras com pouca piada mas comuns por cá.
Talvez para a semana o Mussulo!
Um bem haja amigos



5 comentários:

Henrique disse...

Não o fiz no post mas faço-o aqui, hoje é dia de aniversário do Thor, meu "filho" lindo!Parabens pelos teus 11 anos, 7 deles passados com o "babo"! Obrigado por existires, adoro-te

O senhor das vontades disse...

Parabéns ao "pai" babado.

Um grande abraço meu amigo.

Anónimo disse...

Parabéns ao "papá",o teu "filhote" é lindo!!! Mas agora deixares de ser um cidadão exemplar e passares a ser um "fugitivo" da lei, não está correcto...ehehe!!! Mas cada 1 safa-se como puder,não é?
Um grande beijinho da tua amiga Ana Carvalho.

Anónimo disse...

Olá Ricky!!
Como prometido cá estou eu a ver o teu blog!! Está fantástico!!
Continua a usufruir de tudo intensamente, pois poucas pessoas têm oportunidade de o fazer!!
Quant ao Thor, é mesmo sem comentários! Ele é expetacular!!

Bjs
PL

Paulo Serôdio disse...

Ola rapaz, nao sei o que fazes por ai, deves estar em trabalho seguramente, mas desejo-te boa sorte, mas tem cuidado isso de fugir a policia, nao me parece muito correcto. O teu blog esta muito porreiro vou adiciona-lo a minha lista. Grande abraço Henrique.