quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mussulo

Mussulo! Finalmente após algumas promessas, tive a oportunidade de conhecer a vivo e a cores o Mussulo. Desenganem-se aqueles que julgam estar a referir-me á discoteca situada no coração da nossa linda Lisboa. Esse Mussulo já conheço há largos anos e já teve o condão de me proporcionar noites muitíssimo agradáveis ao som de música africana e não só. Famosas as noites de Domingo no Mussulo.

Mas neste caso refiro-me mesmo ao local que deu o nome ao espaço de diversão, falo da ilha do Mussulo, ex-libris da cidade de Luanda e point de passagem obrigatório para quem vem ou está na cidade.

Já muito havia escutado e lido sobre este local, naturalmente a expectativa é grande, face ás emocionadas descrições e elogios vindos de todos os quadrantes.

Os mais saudosistas reclamam que o Mussulo já não é o que era e de facto não será! Os já muitos casarões que se vêm por alí, o ruído das motas de água e potentes motores de lanchas e iates rompem com um passado não muito longínquo em que vir ao Mussulo era vir ao paraíso, á paz. Essa é a opinião do meu amigo e companheiro Juca, nascido em Angola e que conheceu o Mussulo há mais de 30 anos atrás, antes de em tenra idade se mudar para a "tuga".

Foi com alguma mágoa que olhou este "novo" Mussulo tantos anos depois.





















Para mim, que pela primeira vez visitei este pedaço de paraíso e não tenho recordações saudosistas, está aprovado, é belo sim este Mussulo. Poderá ser o point de Luanda, a seguir á ilha como local de visita obrigatório. Tem o charme de preferencialmente (não necessáriamente) ser visitado de barco, tem um rol de infraestruturas de turismo para o relax e o prazer de um ou mais dias de praia mas não será decerto a praia mais bela deste imenso país, talvez já tenha sido mas tenho de concordar que pelo menos ao fim de semana já é um local sobrepovoado, perde assim grande parte do seu encanto. A visitar durante a semana para uma avaliação mais coerente.

Este não é um veredicto final, foi apenas um cheirinho das primeiras impressões do Mussulo porque pretendo voltar e conhecer outros pontos.

Desta feita ficámos no Barsulo por sugestão de um amigo, boas camas de praia, guarda-sóis generosos de palha, sandes club, hamburguers e coca-cola a 500 kza (+/-5 euros) são opções para ir aconchegando o estômago. Quem quiser uma refeição mais requintada são diversas as opções ao longo da ilha.

A ida para a ilha não deixa de ser bastante suis generis, vamos de carro até ao ancoradouro e depois de "driblarmos" os meninos da "gasosa" procuramos o melhor negócio nos vários "candongueiros" (taxistas) dos barcos presentes. Começaram a pedir-nos 1500 kza (+/- 15 euros) por pessoa só ida, fizemos a festa por 500 kza, partilhámos o pequeno barco a motor com mais 5 pessoas e em cerca de 10/15min chegámos ao destino. No regresso pagámos o mesmo, com outro "candongueiro ".

Foram horas bem agradáveis as passadas no Mussulo, a água maravilhosamente quente, límpida, areia clara e fina, regressámos cedo, por volta das 15h procurando fugir ao maior fluxo de pessoas, nos barcos e posteriormente ao trânsito da cidade mas foi tudo muito calmo, da próxima podemos sair mais tarde e quem sabe apreciar o pôr do sol.

Havíamos "contratado" dois gaiatos para nos guardarem o carro e lá estavam os dois á chegada, levaram 200 kza cada um e ficaram muito desiludidos porque segundo diziam o "parqueamento" eram 1000 kza!!!!!! Já diz o ditado que não chora ...

E assim voou mais um Domingo de lazer.


P.S.: A nossa selecção foi ontem concludentemente goleada pela sua congénere brasileira. Não vi o jogo, felizmente era tarde aqui em Luanda face á diferença de 4h para Brasília !!!!! Cheira-me que ainda vamos ter muitas saudades do Sargentão Scolari.

Na minha opinião e com todo o respeito pelo prof. Carlos Queiroz, até achei que ele tinha perfil para o cargo e aliás continuo a achar que tem perfil, tem é pouco mais que isso... falta-lhe o mais importante para um vencedor, a chamada estrelinha ou será a Nossa Senhora de Caravaggio???


Abraços




1 comentário:

Anónimo disse...

Não viste o jogo e digamos que também não perdeste nada!!! Olha da carrada de nervos que te livraste!!! HIHIHI
Beijinho

PL