domingo, 28 de setembro de 2008

Missão lagostas

O angolano tem uma relação muito interessante com o fim de semana, em tudo semelhante ao que se passa no Brasil (aliás são muitas mais as semelhanças culturais entre os dois países), fim de semana é fim de semana e pronto!!!! Pouco interessa se há dinheiro, se não há dinheiro, se faz sol ou se faz chuva. Na Sexta á tarde já toda a gente tem planos para o FDS e é de aproveitar até ao último minuto de Domingo antes de deitar....já diz o velho ditado: "em Roma sê romano" e a mim não me custa nada! : )
-"...amanhã tens uma missão muito importante..."-dizia o boss na Sexta-Feira-"...vais com o Ângelo (nome fictício) comprar lagostas!"
Ok e assim foi Sábado pela manhã após o pequeno almoço lá fomos eu e o Ângelo na pick up ás lagostas, primeiro fomos buscar Teté, uma funcionária da empresa que estava incumbida de nos levar ás tais das lagostas juntinho de sua casa (a escassos kms da empresa) que fica no município do Cacuaco (20 kms a norte de Luanda).
Tivemos foi azar os pescadores hoje não têm lagosta, só camarão. Por mim estava aviado, aqueles camarões enormes estavam a pedir para entrar no saco mas como estava em "missão" não podia voltar á "base" sem as boas das lagostas.
Aí vamos nós mais uns kms até á praia do Sarico, Não é longe mas para chegar á orla ainda se sofre um bocado na "picada" (estrada não alcatroada onde os buracos são maiores que os carros). Chegados á praia uma vez mais lamentei não ter a câmera comigo, que paisagem exuberante, kms e kms de praia semi deserta e dunas quase virgens. Um convite ao mergulho! Não resisti a tirar a t-shirt e os chinelos, desta vez só molho os pés mas vou voltar...
Não posso deixar de fazer referência a 3 cargueiros enormes atolados na praia podres de ferrugem mas magestosos no tamanho, seguramente com histórias para contar, marcas da guerra!
Cruzamos algumas centenas de metros de dunas com a pick up até á primeira embarcação de pesca. A boa notícia é que há lagostas, uns 25 kgs, a má é que o pescador quer 1500 kuanzas o kilo (cerca de €15). Tinhamos instruções para não pagar mais de 1000 e negociar até poder. Disse ao Ângelo para oferecer 800 ele não me deu ouvidos disse que queria pagar 1000, é lógico que o melhor que conseguimos foi por 1200. Negócio fechado mas da próxima negoceio eu! Os pescadores lá foram ás armadilhas (armam redes a cerca de 75m da praia para apanhar lagosta) e trouxeram 24kgs "vivinha da silva" um espetáculo!
Pagamos 26 mil kuanzas (entre €200 e €250), missão cumprida, já temos almoço.
E que almoço... as mais pequenas (mais macias e saborosas) cozidas e as maiores (normalmente mais secas) de caril com arroz branco, um manjar dos deuses, nunca tinha comido caril de lagosta! A quem nunca provou, aconselho vivamente!!!HUMMMM
Valeu o esforço....

2 comentários:

tresgate disse...

Ui... já me está a crescer água na boca! Escreves bem... não sabia;)
Just Kidding!

Sara disse...

Texto interessante, eu espero que você tenha a capacidade de escrever coisas bonitas como você está, é sempre bom ser capaz de expressar esse tipo de palavras, eu gostaria de, em algum momento, mas eu não tenho muito tempo agora, porque eu estou trabalhando muito em osrestaurantes em moema