domingo, 18 de janeiro de 2009

Candongueiros


Os famosos candongueiros, os táxis de Angola!





Já diversas vezes falei deles em posts anteriores. Agora em posse de uma máquina fotográfica não quis deixar de ilustrar um pouco do que falo.
Poderia ter elegido outras fotos das muitas que tirei no entanto escolhi estas que demonstram a originalidade e por vezes algum humor com que decoram e personalizam os seus carros.
Uma espécie de "xuning"!
A maior parte destes táxis são do modelo Toyota Hiace (provavelmete 85% ou mais), todos ou quase oriundos de vários países da Europa, como Portugal, Alemanha, Polónia, Bélgica, Holanda, Finlândia, Rép. Checa, Áustria ou Suiça. Não enumero estes países por mero preciosismo, mas porque em muitos casos os proprietários ostentam ainda os autocolantes de forma oval que identificam a nacionalidade da viatura.
O que impressiona é a durabilidade destes carros que vêm da Europa porque já não servem para andar nas estradas europeias e depois aqui passam por situações indescritíveis, sempre carregados bem acima da sua capacidade legal e por estradas que nem merecem esse nome:
Bendita Toyota Hiace HAHAHAHAH!!!
Não quero deixar de salientar que apesar de todos os defeitos apontados a estas viatura e seus condutores, não deixam de prestar um serviço fundamental na cidade de Luanda, é a garantia de poder chegar a qualquer lugar (mas qualquer lugar mesmo) por 100 ou 200 kzas.
Quase um serviço público.
Viva os candongueiros.

6 comentários:

TRE disse...

Este é um tema para teses de doutoramento, tal é diversidade e complexidade das mensagens.

Tens que sacar uma foto do 100 camisa 20 buscar...

Hugo South 49 disse...

Bem só quem anda aqui nestas bandas pode realmente saber que espécie são os condongueiros, Olha estava aqui a "netar" quando encontrei este blogg, eu estou aqui á 3 meses e ainda me estou a habituar a estas andanças, n vale a pena armar me em heroi, isto aqui é duro. Um abraço e bom blogg

Henrique disse...

Olá Hugo, vem vindo á blogosfera e também a Angola!!
boa sorte e volta sempre

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Olá! sobre o assunto, confira uma interessante matéria no meu Blog Angola, Debates e Ideias 8http://angodebates.blogspot.com/2009/02/mulher-taxista-e-homenageada-pelo.html).
Abraços e sucessos no Blog!

Heduardo Kiesse disse...

20 visitar amigo


e... interessante espaço, o teu

forte abraço, africanamente!

Anónimo disse...

Bela reportagem ... espero não ter de andar nessas carrinhas de gado

Falando de transportes ... acha seguro andar de mota por Luanda ? além do perigo de ser esmagado pelos candongueiros, não será também um alvo fácil de carjacking ... neste caso de bikejacking ?