quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Voltinha por Ambriz e Caxito

Estou de volta!
Sim porque estou vivo apesar da ausência. Muito trabalho, cansaço e alguma preguiça, tenho de confessar.
Vou agradecer a quem votou na sugestão para a cor do fundo do blog que a pedido de algumas famílias (pouquinhas) vai manter-se na cor preta.
Tenho de ter uma conversinha com S. Pedro porque durante a semana o calor mata, esturrica qualquer um, o sol é lindo desde as 7h da manhã. Quando chega o fim de semana e me preparo para umas boas horas de praia...cadê o sol?
Pois é, nada de sol, a temperatura não baixa mas o astro rei tem se escondido um pouco aos fins de semana. Vão-se os anéis ficam os dedos e o tempo "farrusco" é um óptimo pretexto para continuar a conhecer um pouco mais de Angola...
Desta feita não madruguei! Dormindo até ás 9h, Pequeno almoço e pés á estrada sentido norte, penetrando na província do Bengo. O destino estava traçado, Ambriz, uma cidadezinha á beira-mar cuja principal actividade é mesmo a piscatória. Um excelente porto natural onde eram dezenas os barcos ancorados. Muito peixe a secar,um mercado, um centro da cidade muito interessante com as ruas largas, não asfaltadas, mas já com lancis e iluminação.
Um Hotel, um restaurante no qual almoçámos e fomos rapidamente atendidos ( no mínimo pouco comum), muitas casas coloniais conservadas e algumas mesmo restauradas, um forte antigo com altas muralhas em perfeito estado. Não posso no entanto deixar de registar o edifício da antiga câmara municipal, em péssimo estado, em total degradação mas que evidencia belos traços de arquitectura com uma magnífica torre de relógio.
O acesso á praia infelizmente não existe na povoação, as escarpas são altas mas á saída da cidade há uma estrada que termina numa bela praia de areia clara.
Fui directo no assunto, mas não posso deixar de contar como foi percurso até Ambriz. Se eu pensava saber o que era uma verdadeira "picada" (estradas não alcatroadas que ainda atravessam o país) estava muito enganado. Desta vez sim encontrei uma "picada" sem dó nem piedade de uma qualquer coluna vertical, safa! Até á Barra do Dande, mesmo o troço em obras é uma maravilha, depois da Barra até Ambriz são 106 kms para quebrar mesmo.
No regresso de Ambriz e como não estávamos cansados de "picada" resolvemos fazer o caminho até ao Caxito, não passando assim pela Barra do Dande na volta.
Este percurso foi feito debaixo de chuva em cima de buracos, a estrada aparentemente já foi alcatroada, há muitos anos atrás, contudo os pequenos pedaços de alcatrão no meio da terra esburacada funcionam como se grandes pedras fossem, logo o melhor é nos desviarmos.
Caxito é a capital da província do Bengo, uma pequena cidade mas estrategicamente localizada e com grande importância comercial no tempo colonial. Deliciei-me ao visitar onde se localizava a Açucareira Angolana, um espaço imenso,onde agora proliferam várias infraestruturas (entre elas uma penitenciária) e até casas particulares.
São vários os canais no interior e a redor da cidade, canais que levam água a todos e que funcionam como locais para banho ao ar livre. O que normalmente se verifica em rios e riachos, onde as pessoas se banham. No Caxito é como se os canais fossem uma piscina social onde as pessoas se encontram, as crianças brincam e mergulham, um "espectáculo" só visto.
Fico a dever as fotos neste post, mas prometo que em breve elas vão aparecer, neste e em outros.

Sem comentários: